terça-feira, 19 de julho de 2011

SACRILÉGIO: SELF-SERVICE OU "BUFFET EUCARISTÍCO" NA BASÍLICA DO EMBARÉ?

Basílica de Santo Antônio do Embaré

Há muito tempo ocorre o chamado self-service na Basílica do Embaré, em que os fiéis "pegam" com dedo em pinça o Sacrosanto Corpo de Nosso Senhor e "molham" ou "ensopam", por vezes até molharem a ponta dos dedos e pigarem no chão o preciosíssimo Sangue, sem zelo e ou mínimo cuidado. E o Padre afirma: "faça como todo mundo, pois somos todos iguais". De fato, a Basílica do Embaré também está sob a direção dos padres liberais da Teologia da Libertação.



INSTRUÇÃO REDEMPTIONIS SACRAMENTUM
Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

 
90. «Os fiéis comunguem de joelhos ou de pé, de acordo com o que estabelece a Conferência de Bispos», com a confirmação da Sé apostólica. «Quando comungarem de pé, recomenda-se fazer, antes de receber o Sacramento, a devida reverência, que devem estabelecer as mesmas normas».

104. Não seja permitido que o comungante molhe por si mesmo a hóstia no cálice, nem que receba na mão a hóstia molhada...

DA DISTRIBUIÇÃO DA SAGRADA COMUNHÃO (pág. 55-61)



“É melhor mutilar um membro do seu corpo do que do que perder um fragmento do corpo do senhor."
 São Cirilo de Jerusalém

 
"A distribuição do Corpo de Cristo cabe ao padre por três motivos. Primeiro, porque... é ele que consagra assumindo o lugar de Cristo. Ora, o próprio Cristo distribuiu o seu Corpo durante a Ceia. Portanto, assim (como) a consagração do Corpo de Cristo cabe ao padre, é também a ele que cabe a sua distribuição. Segundo, porque o padre foi instituído intermediário entre Deus e os homens. Por conseguinte, como tal, é ele que deve encaminhar a Deus as oferendas dos fiéis e também levar aos fiéis as dádivas santificadas por Deus. Terceiro, porque, por respeito por este Sacramento, ele não é tocado por nada que não seja consagrado. Por causa disto, o corporal e o cálice são consagrados e igualmente as mãos do padre o são, para tocar este Sacramento. Assim, nenhuma pessoa tem o direito de o tocar, a não ser em casos de necessidade como, por exemplo, se o Sacramento cair no chão, ou casos semelhantes" (Summa, III pars, Qu. 82, art 3).
 
Santo Tomás de Aquino


"Na comunhão sacramental sempre foi costume na Igreja de Deus receberem os leigos a comunhão das mãos do sacerdote... . Com razão e justiça se deve conservar este costume como proveniente da Tradição apostólica"

(Concílio Ecumênico - Sessão XIII, de 11-10-1551 – Decreto sobre a Santíssima Eucaristia – capítulo 8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário